Aegishjalmur – O Elmo do Terror

Símbolo nórdico para diversos usos de proteção conhecido como elmo do terror, usado pelos vikings, encontra-se uma menção a ele no Galdrabók, livro islandês do séc XVI baseado em magia rúnica.

“De acordo com uma série de lendas, este símbolo apotropaico (proteção), quando utilizado entre as sobrancelhas e de forma apropriada, dotaria o seu utilizador com o poder de proteção e causar medo ao seu inimigo. De fato, é relatado nas sagas que o Seiðr afetava os sentidos e a mente das suas vítimas, instilando esquecimento, paranóia, alucinações, confusão e medo nos seus inimigos….
….É possível que os seus praticantes dominassem muito bem as técnicas da hipnose, o que explicaria todos estes efeitos. Em todo o caso, esta arte deveria estar estreitamente relacionada com o uso da visão (seja física ou espiritual), pois refere-se também que a seiðkona (mulher praticante de seiðr) poderia ser dominada se lhe tapassem os olhos, idealmente com um gorro de pele de cabra. Refere-se ainda que os efeitos mágicos mais severos seriam motivados sempre na presença da bruxa, e que para que o efeito perdesse a sua intensidade e vigor, bastaria que a vítima se afastasse para que começasse a passar”

Obs. Fonte Wikipedia.

Esta entrada foi publicada em Símbolos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.